São Paulo, sexta-feira, 31 de maio de 2002

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NEGÓCIOS

South African Breweries assumirá US$ 2 bi em dívidas e se tornará a segunda maior produtora mundial de cervejas

Philip Morris vende Miller por US$ 5,6 bi

Associated Press
Funcionário acompanha a produção de cerveja em fábrica da Miller Brewing, comprada pela SAB


DO "NEW YORK TIMES"

A South African Breweries (SAB) anunciou ontem a compra do controle da Miller Brewing, divisão de cervejas da Philip Morris, por US$ 5,6 bilhões. A companhia assumirá US$ 2 bilhões em dívidas da empresa e mudará seu nome para SABMiller. Com o negócio, a nova empresa passará a ser a segunda maior produtora de cervejas do mundo -será superada apenas pela Anheuser-Busch, detentora da marca Budweiser.
A nova companhia será detentora, agora, de marcas com presença sólida nos EUA, como a Miller Lite e a Miller Genuine Draft, além das mais aceitas pelos paladares de pessoas de países da África e do Leste Europeu, como a Castle Lager e a Pilsner Urquell.
Com a compra, segundo analistas, a SABMiller passará a ter boas condições para fazer novas aquisições no futuro. O executivo-chefe da empresa, Graham Mackay, não descarta a possibilidade.
Mackay acredita que o mercado de cervejas ainda está muito mais fragmentado do que o de produtos como cigarros ou outras bebidas alcóolicas. Para ele, a indústria de cervejas continuará em processo de consolidação até que o mercado seja dominado por poucas companhias.
A fusão ainda precisa ser aprovada por órgãos reguladores de mercado. Mas, segundo analistas, deverá ser aprovada, já que as duas companhias mantêm suas operações em diferentes mercados. A Philip Morris manterá 36% das ações e três cadeiras no conselho de administração da companhia. O negócio, já esperado, é mais um sinal da reestruturação do mercado global de cervejas.
O setor lida com a estagnação do consumo da bebida nos EUA e na Europa, e os maiores fabricantes têm se planejado para adquirir companhias menores, em um esforço para continuar crescendo. As mais recentes fusões geraram gigantes como a Anheuser-Busch, a Interbrew e a Heineken.
A SAB tem se dedicado a mercados com grande potencial e risco da África, da China e do Leste Europeu. A estratégia tem deixado a empresa vulnerável. A aquisição da Miller deverá fortalecê-la, já que terá acesso aos mercados das Américas. A fusão permitirá que a Philip Morris continue nesse mercado e, ao mesmo tempo, concentre esforços em seus negócios de embalagens e cigarros, em que os retornos são maiores.



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