São Paulo, domingo, 31 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Companhia pode sair das mãos do governo federal

DA REPORTAGEM LOCAL

Apenas dois entrepostos no país hoje são controlados pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento: a Ceagesp, em São Paulo, e a Ceasa de Minas Gerais.
O controle federal é discutido pelo governo do Estado de São Paulo, que já tentou, durante o próprio governo Lula, estadualizar a estrutura, até agora sem êxito.
A perspectiva, contudo, tem mudado. Segundo Rubens Boffino, diretor-presidente da Ceagesp, a empresa -federalizada em 1997 e incluída no PND (Plano Nacional de Desestatização)- deve deixar de vez a lista de ativos privatizáveis.
"No mundo, o Estado tem assumido posição relevante na economia, não faz mais sentido privatizar. Por isso, as negociações para retirar a Ceagesp do PND estão avançadas", diz Boffino. A pendência está na negociação de uma dívida trabalhista de R$ 35 milhões com o Estado de São Paulo.
A decisão sobre os rumos da Ceagesp é fundamental para viabilizar as parcerias com empresas que a companhia estuda, com a finalidade de ampliar a sobrevida do sistema -como a criação de bolsões de estacionamento e de ambientes climatizados que aumentem a durabilidade dos produtos estocados (leia texto acima).
Representantes do setor privado, todavia, têm outra avaliação do problema. Defendem que a gestão do entreposto passe às mãos da iniciativa privada para evitar os problemas causados pela falta de continuidade de políticas públicas gerada pela alternância de governos.


Texto Anterior: Ceagesp completa 40 anos com modelo em xeque
Próximo Texto: Para supermercados, entreposto é lento e caro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.