São Paulo, quarta-feira, 31 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trabalhador da Pan quer ajuda de governador de SP

DA REPORTAGEM LOCAL

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação de São Paulo (filiado à Força Sindical) vai pedir a intervenção do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, para evitar a demissão de 350 trabalhadores da fábrica de chocolates Pan, em São Caetano do Sul, no ABC paulista.
Na semana passada, a empresa entrou com pedido de concordata preventiva. O pedido foi feito depois de a Pan entrar na lista de devedores da Serasa (Centralização de Serviços Bancários). Estima-se que a dívida da empresa esteja em torno de R$ 3 milhões, segundo informaram representantes dos trabalhadores. A empresa não confirma.
O tesoureiro do sindicato, Carlos Vicente de Oliveira, disse que a fábrica fez ontem um acordo para pagar os salários atrasados. "A fábrica depositou parte dos salários do mês passado que estavam atrasados desde o dia 5 de junho", disse.
O sindicalista informou que hoje está prevista nova reunião com a diretoria da Pan -empresa 100% nacional. Nesse encontro, deve ser discutido como será o parcelamento dos salários de julho. "Nós já acertamos o salário dos funcionários. Está tudo em dia", disse Oswaldo Falchero, um dos diretores e fundadores da empresa.

Saídas
Oliveira disse que o sindicato dos trabalhadores pretende procurar o prefeito da cidade, Luiz Olinto Tortorello, para interceder pelos operários.
"Vamos pedir ajuda também ao governador [Geraldo Alckmin] para que a empresa consiga crédito para saldar suas dívidas e financiamento para comprar matéria-prima", afirmou o sindicalista.
A decisão de buscar ajuda do Estado foi motivada pelo acordo feito na semana passada na GM (General Motors), também localizada em São Caetano. A montadora negociou, após interferência dos governos estadual e federal, um pacote de medidas que evitou a demissão de 700 empregados considerados excedentes.
"Se o sindicato fizer isso, será muito bom", disse Falchero.



Texto Anterior: Consumo: Faturamento do comércio em SP cai 9,68%
Próximo Texto: Panorâmica - Receita: Mais de 19 milhões podem ter CPF cancelado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.