Índice geral Empregos
Empregos
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Seleção deve continuar ao longo do ano

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A primeira temporada de abertura de inscrições para processos de estágios e trainees acaba neste mês.

Contudo, o aumento da demanda estimula a abertura de seleções ao longo de todo o ano. O estudantes que perderam os prazos dos processos de recrutamento ainda têm chances de conquistar uma vaga em 2012.

"Muitas empresas que não tinham programas estruturados formularam os processos [pela primeira vez] e preferiram fugir dos períodos tradicionais. Por isso, houve oferta todos os meses em 2011", explica Manuela Costa, gerente da Page Talent. O fato deve repetir-se neste ano.

Grande parte dessas companhias é de pequeno e médio porte. Elas são, cada vez mais, alvos de estudantes que consideram muito competitivos os processos de grandes corporações.

É o caso de Vinicius Damaceno, 21. Cursando administração, ele busca espaço em pequenas e médias empresas.

Somente no último mês, Damaceno conta que candidatou-se a dez processos e fez cinco dinâmicas. Para ele, o porte da empresa não é o mais importante. "Claro que nome é um diferencial, mas escolho aquelas que têm plano de carreira e possibilitem que utilize meus conhecimentos."

Para quem ainda pretende candidatar-se, somente no CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) existem cerca de 10 mil vagas de estágio abertas em todo o país.

A demanda elevou as exigências das empresas, avalia Eduardo de Oliveira, superintendente de operações do CIEE. Hoje, elas querem estudantes com capacidade de liderança, criatividade e boa comunicação.

"É preciso mostrar-se proativo, disponível e comprometido. Essas características pesam mais hoje que as técnicas", explica Oliveira.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.