Índice geral Empregos
Empregos
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Candidatos que entram na Justiça podem ter questão reavaliada

DE SÃO PAULO

Além de imprevistos com potencial para anular provas, outro fator que leva candidatos a, eventualmente, procurar a Justiça é a discordância em relação a uma resposta dada como correta.

Os recursos são primeiramente analisados pela banca, explica Luiz Alberto Souza Andrade, advogado da Academia do Concurso Público. A organização do certame pode alterar a resposta ou excluir a pergunta.

Há casos em que candidatos recorrem, mas o gabarito não é alterado, o que leva os concorrentes a procurar a Justiça para reverter o resultado.

Quando se pede para anular uma questão ou considerar outra resposta como correta é preciso demonstrar ao juiz que há divergência no assunto, com opiniões de autores em livros tidos como referência no tema.

"Nessas situações, o direito só socorre quem vai atrás. A troca de gabarito só acontece para o candidato [que buscou a Justiça], e não para os demais", diz Andrade.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.