Índice geral Empregos
Empregos
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Objetivos devem ser realistas, diz consultoria

DE SÃO PAULO

Quem considera a ideia de turbinar a carreira com uma experiência no exterior deve ser realista ao traçar objetivos, afirma Marcelo Cuellar, gerente da consultoria Michael Page.

"O mundo entrou em outro eixo. Quem passou um tempo na China tem empregabilidade muito maior do que quem morou em Londres", destaca.

Segundo ele, países emergentes como Índia, México e Malásia oferecem boas oportunidades.

O especialista ressalta que a crise econômica e o desemprego elevado na Europa e nos Estados Unidos diminuíram o ritmo de abertura de vagas e a contratação de estrangeiros.

Caso seu objetivo seja trabalhar em um desses países, mapeie as oportunidades na sua área. Nos EUA, apesar da recuperação lenta da economia, a área de tecnologia vai bem.

Cuellar ressalta que os profissionais devem se inscrever somente em vagas para as quais tenham competência. "Nunca é legal disparar currículos."

Ele também aconselha a usar o LinkedIn como forma de se aproximar de outros profissionais da área.

Segundo Cuellar, um bom caminho é procurar na rede social pessoas que são referência no campo de atuação e mandar mensagens sob medida.

Ao mandar um e-mail, conta ponto demonstrar conhecimento sobre o profissional que você está procurando -faça isso citando entrevistas ou artigos que a pessoa publicou.

Ao se dirigir a esses executivos, você pode pedir dicas de "headhunters" especializados, indicações de livros e dicas de sites que o profissional acompanha todos os dias.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.