São Paulo, domingo, 1 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEU PRIMEIRO EMPREGO
Cantora expunha em feira de artesanato
Joanna vendia bolsa para pagar estudos

da Reportagem Local

Trabalhar com artesanato foi o caminho encontrado pela cantora Maria de Fátima Gomes Nogueira, 38, a Joanna, para garantir seus estudos.
Aos 16 anos, ela resolveu confeccionar bolsas em couro. Deu certo. "No começo, era só uma opção para quem não sabia fazer muita coisa. Mas, depois, descobri que tinha habilidade."
Ela conta que, para ampliar a clientela, começou a fazer chinelos de couro com sola de pneu e bolsas mais trabalhadas.
Já conhecida com artesã, aos 19 anos, Joanna resolveu ampliar os negócios: abriu um ateliê em sociedade com uma amiga e foi vender em uma feira de artesanato no centro do Rio de Janeiro.

Primeiro disco
Com 23 anos, Joanna passou a dividir seu tempo entre as bolsas e a música. Cantou com nomes famosos, como Alcione, Emílio Santiago e Maria Alcina.
Logo em seguida, conseguiu gravar seu primeiro disco, "Nascente", e acabou largando o artesanato. "Era muita correria para divulgar o trabalho. E eu queria trabalhar com música."
Atualmente, Joanna está trabalhando na divulgação do 17º CD, "Intimidad", que deverá ser lançado em toda a América Latina.
Mas diz que, para o futuro, gostaria de ter uma rádio de MPB "para escolher a dedo e só tocar músicas de qualidade".



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.