UOL


São Paulo, domingo, 02 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOVA DIREÇÃO

"Quarta onda" vai revolucionar as empresas

ALVIN TOFFLER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Há alguns anos falo da "quarta onda" e da influência dela sobre a humanidade. Será uma nova revolução, com todos seus significados: combustão, guerra, luta etc. Será resultado da união entre tecnologia da informação e ciência genética e trará questões morais e éticas para as quais não estaremos preparados. Assuntos hoje polêmicos, como aborto, ganharão ares de insignificância.
As mudanças são inevitáveis e integram o processo de evolução da humanidade, assim como a pré-revolução industrial (primeira onda), em que a produção se destinava ao consumo próprio; a segunda onda, quando o homem descobriu que podia fabricar mais; e a atual terceira onda, cujo maior capital é o conhecimento.
A fase atual ainda trará mudanças difíceis, como o fim do emprego como o conhecemos e dos conceitos de nação e de Estado. Serão formadas estruturas transnacionais. Blocos econômicos entre países levarão em conta critérios estratégicos -os formados com base na geografia perderão importância. Estamos na fase que relaciona poder com conhecimento, estratégias e alianças.


Alvin Toffler, 75, é consultor do governo dos EUA em futurismo e autor de "A Terceira Onda" (ed. Record)


Texto Anterior: Terceira lição - Planejamento: Novo executivo deve "abraçar o mundo"
Próximo Texto: Bibliografia
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.