São Paulo, Domingo, 03 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NO TRABALHO

Pesquisa relaciona escrivaninha de profissionais a traços de sua personalidade

Mesa denuncia perfil emocional


da Reportagem local

Sociável, egoísta, ambicioso, trabalhador, desorganizado, preguiçoso. É possível identificar características do profissional por meio da análise da mesa de trabalho? Segundo pesquisa feita recentemente no Reino Unido, sim.
O estudo, feito em Londres pela Regus, multinacional do setor de móveis para escritórios, e fornecido com exclusividade para a Folha, tomou como base cerca de 300 fotos de escritórios da cidade, analisadas por uma psicóloga.
Segundo Ben Fluhart, vice-presidente da empresa para a América Latina, embora a pesquisa tenha sido feita na Europa, o perfil identificado nas mesas dos profissionais é o mesmo no Brasil e nos outros países da América Latina.
"Observamos essas semelhanças, comparando dados e fotos de escrivaninhas de vários países. A disposição dos objetos revela muito do perfil do profissional."
A partir do material fotográfico, a pesquisa determinou seis perfis de executivos -de acordo com o tipo de mesa de trabalho e a disposição dos objetos- e os comparou às características reais dos donos das mesas.
Os perfis são: "mesa organizada", "organizada/bagunçada", "criativamente bagunçada", "continuação do profissional", "show" e "premiada" (veja exemplos e descrições ao lado).

Pistas
Mas como identificar o perfil do profissional apenas por meio da análise da mesa de trabalho? Segundo Donna Dawson, psicóloga responsável pelo trabalho, é fácil.
"Mesas e objetos mostram o quanto o ambiente de trabalho das pessoas reflete personalidades distintas e características que fornecem grandes pistas sobre suas habilidades, preferências, virtudes e fraquezas", afirma.
Ben Fluhart explica que a idéia da pesquisa surgiu para tentar tornar a mobília do escritório mais adequada às necessidades e ao estilo de cada profissional.
"Foi a maneira que encontramos de oferecer mais conforto para quem trabalha o dia todo em uma mesa." Ele diz que os chefes podem conhecer muito sobre sua equipe, mesmo sem ela saber.
(LIGIA BRASLAUSKAS)



Texto Anterior: Indústria fica sem reajuste
Próximo Texto: Veja sua mesa e o diagnóstico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.