São Paulo, domingo, 03 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diversificação gera espaço para consultores

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Um dos segmentos que estão pegando carona no quadro de expansão da educação é o da consultoria. "Estamos na era do conhecimento. As pessoas têm de aprender a vida toda", diz o ex-ministro da Educação (1995-2002) Paulo Renato Souza, 59, que hoje comanda uma empresa, a Paulo Renato Consultores.
Para ele, a tendência é haver uma diversificação ainda maior na oferta de cursos e serviços. E, para fazer frente a esse novo mercado, as instituições estão precisando se posicionar.
A missão das consultorias, nesse contexto, pode ser desmembrada em ao menos quatro frentes: a técnica (financeiro-pedagógica), a de treinamento (de gestores, técnicos e pedagogos), a burocrática (implantar e acompanhar projetos, planejar a captação de recursos) e a estratégica (elaborar a política educacional).
A consultoria do ex-ministro Paulo Renato atua com as áreas pública e privada e com organismos internacionais e fundações. Seu foco é o posicionamento estratégico da instituição no sistema educacional e a busca de recursos.
Já a firma do educador João Batista Araújo e Oliveira, 57, a JM-Associados, desenvolveu um programa de alfabetização de crianças que tem como clientes secretarias de educação de todo o país. "Quanto mais complexa a área, mais mercado gera, e é isso o que está ocorrendo com a educação."


Texto Anterior: Educação: Trabalho superespecializado leva setor a dar 'lição de crescimento'
Próximo Texto: Tecnologia da informação e comunicação: Empresas reclamam da falta de profissionais qualificados na área
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.