São Paulo, domingo, 04 de janeiro de 2009

Próximo Texto | Índice

CALENDÁRIO 2009

Participar de feiras pede planejamento de gastos e poupança

Pedido de subsídio à empresa deve ser argumentado

Alexia Santi/ Folha Imagem
Shari Anne el-Dash, com malas recebidas em congressos

DIOGO BERCITO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Durante todo o ano, profissionais de diversas áreas participam de congressos, seminários e simpósios. Procuram, nesses eventos, ampliar a rede de contatos, qualificar-se e conhecer o que há de novo em seus segmentos de trabalho.
A participação, porém, se não é paga pelo empregador, pode custar caro ao profissional. A médica Shari Anne el-Dash, 38, confere anualmente um congresso em Bruxelas, na Bélgica, voltado à sua área de atuação, a terapia intensiva. Só para fazer a inscrição, desembolsa R$ 1.500, sem contar as despesas com avião e hotel.
O investimento, no entanto, "faz toda a diferença em sua carreira", avalia. Tanto que, em um dos anos em que foi ao evento, foi convidada a estagiar por um mês na França. Os gastos coma viagem, contudo, já chegaram a impossibilitar el-Dash de participar do congresso. "Em outras épocas de câmbio alto,não pude ir", relata a médica.

Apoio
Na hora de pedir subsídio à firma empregadora para ir a eventos externos, o profissional deve munir-se de bons argumentos, aponta Glaucia Benvegnú, diretora da Benvegnú Recursos Humanos. "Ele tem de explicar a finalidade da ausência", destaca.
Nesse processo, "é importante ressaltar o reflexo que a participação terá na vida profissional e que benefícios serão trazidos para a empresa no retorno", completaMaria Aparecida Bocchi Castellaro, consultora da S&L Recursos Humanos.
No caso de pesquisadores, agências de fomento podem ser boas fontes de capital. A Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), por exemplo, dá auxílio para a participação em reuniões científicas em que profissionais previamente financiados pela instituição apresentem trabalho inédito.
O prazo para análise do pedido, no entanto, dura aproximadamente 75 dias e requer, portanto, decisão de longo prazo.
Muitas das feiras são anunciadas no início do ano e permitem, assim, planejamento com antecedência. Alguns congressos oferecem descontos para quem comparece a todos os dias da programação uma boa opção, segundo Anselmo Carvalho, diretor da Exposystems, feira voltada a organizadores de eventos.
"Quem participa de todas as palestras percebe que há entre elas um vértice, elas são complementares", opina.


Próximo Texto: Lucro vem de presença proativa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.