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CURSOS E PALESTRAS
"Engordar" o currículo é importante, diz maioria
Vale citar até curso de teatro e "experiência" de capitão no futebol
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Como o maior drama na busca pelo primeiro emprego é a
falta de experiência, a solução
sempre foi "engordar" o currículo com cursos, palestras e outras atividades, demonstrando
características que são desejáveis em qualquer profissional:
iniciativa, desprendimento, flexibilidade, criatividade.
A tarefa, porém, está mais
complicada do que há alguns
anos. Curso de inglês, por
exemplo, já não é diferencial.
Informática, muito menos. Todo aspirante a emprego tem de
trazê-los na bagagem.
A pesquisa Datafolha revela
que 51% dos responsáveis pelos
departamentos de recursos humanos de empresas da Grande
São Paulo consideram "muito
importante" que um candidato
sem experiência cite atividades
"extras" no currículo. Outros
43% consideram a informação
um pouco importante.
É por isso que os consultores
de carreira são unânimes em
aconselhar: pesquise, informe-se, vá atrás de cursos curtos, palestras e feiras e destaque essas
iniciativas no currículo.
Em que área?
É interessante dar preferência às atividades que tenham ligação com a área profissional
pretendida, para demonstrar
"foco", mas há espaço, desde
que com bom senso, para colocar informações que demonstrem características positivas.
"Participar de empresas juniores na faculdade é muito valorizado pelos recrutadores",
afirma Marisa da Silva, consultora de carreiras da Career
Center, que atende basicamente jovens. Ela lista outras possibilidades que podem ser citadas: curso de teatro (ajuda no
desenvolvimento pessoal) e esportes (indicam esforço, persistência e disciplina).
A maioria (60%) das empresas entrevistadas pelo Datafolha deu alguma importância à
informação sobre hobbies e
preferências pessoais. "Trabalhamos por competência. Entrevistamos o candidato para
saber em que áreas ele é mais
forte. Por isso, ter sido capitão
do time de futebol pode contar
pontos, porque demonstra características como liderança",
exemplifica Maria Helena
Monteiro, vice-presidente de
RH da SulAmerica Seguros.
(RENATA DE GÁSPARI VALDEJÃO)
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