S?o Paulo, domingo, 04 de julho de 2010

Próximo Texto | Índice

Novas graduações vingam

Cursos da USP Leste em áreas conhecidas empregam mais, dizem alunos

Silvia Zamboni/Folhapress
Alexis Lopes, que cursa gestão ambiental, em seu trabalho

BRUNA BORGES
DE SÃO PAULO

Os cursos universitários multidisciplinares que surgiram nos últimos anos podem ser divididos em dois, quando analisados do ponto de vista da empregabilidade: os que focam áreas tradicionais e os essencialmente novos.
No mercado de trabalho, os primeiros são de longe os que apresentam maior absorção de recém-formados.
É o que indicam alunos e professores da USP Leste, campus da Universidade de São Paulo que observa atentamente sua segunda turma de graduados dar início à vida profissional neste ano.
Marketing, gestão ambiental, lazer e turismo, sistemas da informação, têxtil e moda e ciências da atividade física saem na frente na EACH-USP Leste (Escola de Artes, Ciências e Humanidades) em termos de empregabilidade.
Os recém-formados dos cursos restantes, como gerontologia e obstetrícia, do outro lado, ainda encontram dificuldades para entrar no mercado profissional por falta de reconhecimento.
"Atuar em uma profissão que já é conhecida ajuda bastante meus alunos na entrada no mercado de trabalho", aponta Paulo Santos Almeida, coordenador do curso de gestão ambiental.
O índice de alunos estagiando é alto, cerca de 90%, afirma Ricardo Uvinha, coordenador de lazer e turismo.
Antes mesmo de se formar, o estudante de gestão ambiental Alexis Lopes, 22, foi contratado pela Saint-Gobain Abrasivos como analista de sistema de qualidade.
"O profissional dessa área pode atuar em consultorias ambientais, em empresas e no setor público. São muitas oportunidades", destaca.


Próximo Texto: Desconhecimento atinge recrutador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.