São Paulo, domingo, 06 de julho de 2008

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Currículo deve destacar realizações

"Headhunters" valorizam informações como número de liderados e verba gerenciada

Rafael Hupsel/Folha Imagem
TUDO MENSURADO
O coordenador de conta-chave Gustavo Proença, 22, montou um currículo voltado para atribuições. "Coloquei os resultados em números e foquei a vivência internacional", conta o profissional, que é administrador de formação e trabalha na AGV Logística


MARIANA IWAKURA
DA REPORTAGEM LOCAL

Primeiro contato entre o candidato a uma vaga e o recrutador, o currículo deve ser sucinto e destacar as principais competências do profissional e as realizações alcançadas.
As preferências dos "head- hunters" na construção do currículo foram constatadas em um levantamento da consultoria Right Management obtido com exclusividade pela Folha. Consultaram-se 34 "headhunters" e empresas de "hunting" no final de 2007.
O estudo considerou principalmente os currículos de profissionais em nível hierárquico de gerência média ou superior.
Consenso entre "headhunters" e gestores de recursos humanos, a apresentação objetiva dos ganhos obtidos na carreira é item praticamente obrigatório. Para 97% dos consultados, o currículo deve destacar as realizações e os resultados mais expressivos.
A maioria considera importante o detalhamento do número de liderados (85%), da verba gerenciada (79%) e do reporte (64%) de cada experiência profissional.
"Isso dá uma dimensão do cargo. Só o título não informa o tamanho da posição", afirma Elaine Saad, diretora-geral da Right Management.
Para Josué Bressane, diretor de recursos humanos da AGV Logística, é fundamental que o documento mostre os números da carreira do profissional. "O candidato deve dizer quanto reduziu em custos, melhorou em desempenho ou diminuiu em "turnover'", explica.
A tática do engenheiro Dalton Wegner da Rosa, 31, foi a de ressaltar qualificações e resultados no começo do currículo. "Tinha de me "vender" melhor."
Deu certo: foi chamado para entrevista e obteve a vaga em uma empresa de construção civil de Santa Maria (RS).

Histórico
De acordo com Mariá Giulise, diretora-executiva da consultoria Lens & Minarelli, o documento deve valorizar os aspectos fundamentais da trajetória profissional, selecionados de acordo com a vaga que o candidato busca.
"Os currículos mais interessantes são os que mostram como a carreira evoluiu e as competências adquiridas. É um olhar para o futuro: o que o profissional será capaz de fazer."
O gerente da consultoria Page Personnel Igor Schultz destaca a importância da concisão e da clareza. "O que mais atrapalha são informações não organizadas. Temos de bater o olho e ver os nomes das empresas e a formação", aponta.


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