|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Estados avançam, mas poucos resolvem o problema na totalidade das unidades
DA REPORTAGEM LOCAL
Alguns Estados afirmam ter
resolvido o problema da inserção do estágio no PPP (projeto
político-pedagógico) da escola
por meio de um texto para toda
a rede estadual de ensino.
É o caso de Minas Gerais e
São Paulo. A Secretaria de Educação do primeiro o fez pelo decreto nº 45.036/ 09, e, a do segundo, pela resolução SE-40.
A Secretaria de Educação do
Rio de Janeiro também assegura contar com texto estadual,
mas reconhece que ele não
isenta as escolas da necessidade de incluir o estágio no PPP.
No Paraná, as escolas públicas e privadas foram regulamentadas no ano passado.
Outros Estados progridem,
mas boa parte não resolveu o
problema na totalidade das escolas. A Secretaria de Educação
do Ceará, por exemplo, prevê
que os colégios estarão adaptados neste ano.
No Rio Grande do Sul, 95%
dos colégios incluíram a possibilidade de estágio no PPP, diz
a secretaria de Educação.
Parte do avanço nesses Estados -e em outros, como Acre,
Amazonas e Rondônia- deveu-se a encontros entre agentes de integração de estágio, diretores de escola e secretarias
estaduais de educação. Juntos,
debateram fórmulas e estimularam escolas a se adaptar e supervisionar os estudantes.
A fiscalização também tende
a gerar resultados.
Na Bahia, a Superintendência Regional do Trabalho afirma que cobra os centros integradores para que permitam
que apenas estudantes de escolas adaptadas estagiem.
No Maranhão, os estágios foram suspensos por ordem da
Procuradoria Regional do Trabalho. A Folha não obteve resposta das demais secretarias
estaduais de Educação.
Texto Anterior: Frases Próximo Texto: Dever da escola: Gestor deve analisar se finalidade é educacional Índice
|