São Paulo, domingo, 07 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Universidades públicas incentivam intercâmbio

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Proporcionar a 10% dos estudantes a oportunidade de uma experiência internacional é o objetivo de algumas universidades públicas brasileiras.
A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) atingiu esse índice no ano passado -10,2% dos alunos de graduação acumulam vivência fora. Em 2003, o índice era de 4,2%.
Entre os principais destinos estão França (32%), Argentina (22%), EUA (11%), Alemanha (8%) e Espanha (8%).
A UnB (Universidade de Brasília) segue nessa direção. Hoje, explica a chefe da assessoria internacional da instituição, Ana Flávia Platiau, de 2% a 3% dos universitários têm ao menos uma experiência internacional.
"Esse ainda é um número baixo", destaca. Para aumentar esse percentual, Platiau conta que a universidade tem estabelecido parcerias. Dos 140 acordos em vigor atualmente, 13 foram fechados neste ano.
A UnB também estimula a vinda de estudantes estrangeiros. "Eles oxigenam o debate e despertam a curiosidade e a percepção dos brasileiros."


Texto Anterior: Oportunidade: Governo divulga bolsas estrangeiras para brasileiros
Próximo Texto: Destinos: Países que mais receberam bolsistas brasileiros em 2008
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.