São Paulo, domingo, 8 de junho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEU PRIMEIRO EMPREGO
Donizete começou como doméstico

free-lance para a Folha

O atacante Osmar Donizete Cândido, 29, do Corinthians (SP), também conhecido como "Pantera Negra", começou a trabalhar aos 11 anos, como doméstico, em uma casa de Volta Redonda (RJ).
O jogador nasceu em Prados (MG). Perdeu o pai cedo. Precisou trabalhar e morar com uma tia, que, em troca dos serviços domésticos, pagava suas despesas com alimentação, roupas e estudos.
Ele fazia todas as tarefas que geralmente são atribuídas a uma mulher: lavava louça e roupa, arrumava a casa e cuidava dos animais.
"Muitas vezes eu queria treinar, mas precisava acabar o dever de casa. Esperava as pessoas terminarem de comer para arrumar a cozinha. Só depois podia sair."
Seu primeiro emprego remunerado foi de carregador de limalha (pó de metal limado) e de caminhões de terra. Ganhava R$ 50.
Antes de se profissionalizar no futebol, ele ainda trabalhou como garçom. O presidente do seu primeiro time, o Volta Redonda, tinha um restaurante, onde ele trabalhava à noite. De dia, treinava. Nessa época, o jogador ganhava só uma ajuda de custo.
(ROSÂNGELA DE MOURA)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.