São Paulo, domingo, 11 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em grupo, decisão é mais rápida

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Equipes virtuais tomam decisões de maneira mais rápida. A conclusão é de um estudo realizado em 2004 pela Universidade da Carolina do Norte (Estados Unidos), em conjunto com a Universidade do Sul da Califórnia e a consultoria NetAge. As instituições entrevistaram 54 times virtuais.
A vantagem acontece porque, segundo os autores, em encontros presenciais, as deliberações acontecem somente quando todos os participantes estão na sala. No modelo virtual, as pessoas tomam decisões continuamente.
Outra conclusão é que esses times são úteis em projetos que pedem diversidade de competências e perspectivas.
"Uma vantagem é ter pessoas capazes de abordar o mesmo problema de maneiras diferentes, o que enriquece a solução", opina Jedey Miranda, diretor global de telecomunicações da Eaton.
A pesquisa diz ainda que os grupos constroem relações de confiança com estratégias de comunicação.
Claudia Neufeld, diretora de desenvolvimento de negócios da Unilever, trabalhou em um time que conversava por videoconferência. "Mas havia um sentimento de união."


Texto Anterior: Comunicação se adapta a nova cultura
Próximo Texto: Fusos alinhados: Idiomas diversos e distância atrapalham comunicação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.