São Paulo, domingo, 12 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

estágios e trainees

Ausência de plano leva a desistência

Aluno busca programa estruturado, diz pesquisa

RAQUEL BOCATO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Pedir desligamento de um estágio, dizem consultores, não é algo tão comum no mercado. Mas, quando se depara com uma empresa que não oferece um plano estruturado ou não o satisfaz com as atividades exercidas, o estudante não hesita em abandonar a experiência.
É o que demonstra uma pesquisa feita pela consultoria Cia de Talentos em parceria com o Gcet (Grupo de Coordenado-res de Estagiários e Trainees). Foram entrevistados 1.639 estudantes em junho passado (veja os resultados ao lado).
Quem atua no setor ressalta que há muito a ser melhorado. Para Danilca Galdini, gerente de desenvolvimento de carreira da Cia de Talentos, são basicamente as grandes companhias que contam com programação e infraestrutura para estágio.
O presidente da Curriculum.com.br, Marcelo Abrileri, concorda. "Poucas têm programas elaborados", considera.
Um dos problemas da ausência de plano, indicam especialistas, é um crescimento profissional aquém do esperado -o que resulta em desmotivação.
A estudante de farmácia Verônica Chaves de Sousa, 25, que se desligou de dois estágios neste ano, conta que o rompimento "é difícil", mas que privilegia o aprendizado. "Já trabalhei de graça, mas saí quando havia aprendido tudo." Seu último estágio durou dois meses.
O superintendente de operações do Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola), Eduardo de Oliveira, também coloca a falta de programação entre os principais motivos de desistência dos profissionais.
No entanto, faz uma ressalva: "Algumas vezes, a atividade desempenhada não é a que o estudante esperava fazer. Há um excesso de expectativas [dele]".


Texto Anterior: Utilize bem seu endereço eletrônico
Próximo Texto: Estágio 1: L'oréal oferece seis meses na França
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.