São Paulo, domingo, 13 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Recusa de vaga na fase final deve ser expressa com transparência

DA REPORTAGEM LOCAL

A receita é das mais simples: inscrever-se em diversos processos seletivos e, à medida que for conhecendo as propostas, reduzir o leque de prioridades.
Mas o que diz a etiqueta para o candidato que descobre na reta final da seleção que a empresa não combina com seu perfil?
"Mentir pega mal", adianta Vitor Pascoal, da Cia. de Talentos. "Embora as empresas estejam reconhecendo o direito [de o candidato se inscrever em vários processos], é uma pena."
O recomendado é que o profissional que desiste da empresa justamente quando recebe a aprovação vá até o RH explicar o que aconteceu. Se o que o fez desistir do posto foi a preferência por outra, os critérios de escolha devem ser apontados.
Pedro Paulo Monteiro, 21, não precisou passar por isso. Ele teve contato com a Softway, empresa em que estagia, durante as aulas. O presidente era seu professor. Quando iria procurar estágio, foi convidado para o programa de treinamento da firma. "O investimento de tempo que faço é o sinal de que quero permanecer nela", diz.


Texto Anterior: Recrutamento*
Próximo Texto: Entrevista do mês - Douglas Stone: Segredo de ter boa comunicação é olhar para si, diz escritor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.