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São Paulo, domingo, 14 de setembro de 2003

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ADMINISTRAÇÃO

Produtividade social é uma das metas na profissão

FREE-LANCE PARA A FOLHA

"Administrar é fazer as pessoas felizes", compara André Luiz Fischer, 50, coordenador do curso de administração de empresas da USP. O comentário que a princípio pode soar como uma brincadeira faz sentido ao se constatar que um administrador competente mantém a boa imagem de uma empresa, atende às necessidades do mercado e é consciente de sua responsabilidade social. É sobre esse tripé que deve se apoiar a administração de empresas.
O administrador busca sempre soluções mais eficientes, de modo que as organizações e instituições sejam cada vez mais produtivas.
Administrar não é só controlar orçamentos, balanços e planilhas. Além da formação técnica em finanças, em recursos humanos, em marketing e em produção, é preciso bom entendimento das ciências humanas e consciência de cidadania. "Esses profissionais devem conhecer a realidade em que vivem, pois influenciarão diretamente no desenvolvimento da sociedade", diz Marcos Augusto de Vasconcellos, 63, vice-diretor acadêmico do curso de administração da Fundação Getúlio Vargas.
O mercado de trabalho é considerado bom para administração, com o desenvolvimento do terceiro setor, as privatizações e a criação das agências reguladoras, que ampliaram ainda mais o campo de atuação desses profissionais. No entanto a concorrência para chegar às consideradas 500 melhores empresas é tida como cada vez mais acirrada.
Administradores de empresa exercem funções de executivos de instituições privadas, consultores ou donos do seu próprio negócio.
Segundo Fischer, por acharem que o curso de administração é algo genérico, muitos alunos não encontram aquilo que esperavam. "Administração é algo específico, e por isso há um curso de formação para isso", diz.
Administrar, por outro lado, torna-se uma tarefa cada vez mais generalista, que requer iniciativa e tomada de decisões. Um administrador deve gostar de assumir riscos, e ter um caráter empreendedor é sua marca registrada.


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