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EDITORAÇÃO
Objetivo é dar a forma adequada à apresentação do texto
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Imagine um conjunto de palavras na forma de letrinhas suspensas no ar, que, para serem lidas, precisam ser "impressas"
num objeto real ou virtual. Editar
é adequar a determinado suporte
-um vídeo, um livro, um site-
um determinado tipo de texto
-jornalístico, publicitário, médico- e publicá-lo ou veiculá-lo.
Nos vários tipos de mídia, confere aos profissionais de editoração tratar do conteúdo e da forma, desde a seleção à chegada ao
leitor. São editores de arte e de
texto, designers gráficos, webdesigners, revisores, divulgadores e
produtores que analisam a pertinência da publicação e elegem a
forma como será mostrada.
Há editores adequando textos
de legendas, dados farmacêuticos
no formato de bula, editando revistas ou boletins impressos ou
eletrônicos, além de fazer páginas
de CD-ROM e da internet.
Para o editor de texto, é imprescindível ter bom conhecimento
geral e boa formação, além de
gostar de ler e de escrever, já que o
texto é a parte central do trabalho
e a sua principal ferramenta.
Profissionais interessados nas
questões gráficas do processo
editorial podem produzir páginas
na internet ou, na feitura de um livro infantil, por exemplo, pensar
formato, tipo de letra, espaçamento e ilustrações ideais ao público-alvo.
Além de conceber o livro, um
editor pode estar mais relacionado às questões mercadológicas.
Essa tarefa consiste em pensar a
obra a partir de sua viabilidade e
interesse para o mercado, traçando estratégias para vendê-lo ou
divulgá-lo, além de perceber
oportunidades de editar um livro
sobre um assunto do momento.
"Livros funcionam como veículo para que a informação circule,
lançando discussões à sociedade
e formando opiniões", afirma
Eduardo Salomão, 43, diretor do
Sindicado Nacional do Livro.
Tendência no ramo da comunicação, a terceirização toma conta
desse mercado, e aos editores é
interessante ter um perfil de trabalhador autônomo. "Os avanços
da tecnologia provocaram mudanças na profissão no que diz
respeito à organização de uma
editora -já não se mantêm os
quadros editoriais completos,
mas há encomendas de trabalhos
a todo tipo de birô", explica Samira Youssef Campedelli, chefe-suplente do Departamento de Jornalismo e Editoração da USP.
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