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BIBLIOTECONOMIA
Gerenciar a informação é também missão do "pastor" do livro
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Há variadas funções na sociedade relacionadas à informação.
Há quem a trate na forma de notícia ou de propaganda. Há aqueles
que capturam e organizam a informação, de acordo com diferentes assuntos, públicos e necessidades. Esse é um trabalho para alguém que cursou biblioteconomia, que, no último vestibular da
Fuvest, teve 13,7 candidatos/vaga.
"A princípio, o trabalho resumia-se em organizar bibliotecas.
Isso porque essa era a única forma
de se obter informação", explica
Waldomiro Vergueiro, 46, chefe
do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da USP.
Selecionar, tratar, organizar,
processar e disseminar informações. "O bibliotecário é o canal de
comunicação entre a informação
e aquele que dela necessita, esteja
ela onde estiver, seja num livro ou
com alguém que ainda não a registrou", explica Vergueiro.
Esses profissionais podem trabalhar com organização e recuperação de informações, além de gerenciar instituições que têm essa
finalidade -ou departamentos
como bibliotecas, arquivos e centros de documentação.
Para ele interessa todo o tipo de
informação, desde aquelas nos
formatos tradicionais, como livros, até o material à disposição
na internet. As informações também podem estar sendo geradas
na forma de conhecimentos que
uma empresa possui e que ainda
estão "nas cabeças" de seus funcionários.
E é isso que os cursos ensinam:
aprende-se a organizar e a recuperar informações, a ter familiaridade com o público com o qual se
está lidando, a montar sistemas
de busca, a catalogar e a indexar o
material e a coletar dados sobre o
número de consultas. Além de estar cada vez mais presente prestando consultoria na organização
de sistemas de informação, cresce
também o campo de trabalho na
internet para o bibliotecário.
Em uma época em que as informações tornaram-se tão acessíveis, gerou-se a necessidade de
profissionais mais ativos e dinâmicos. "O profissional tem de cavar a informação para o usuário e
ficar atento àquilo que ele busca.
Ainda que não conheça determinado assunto, tem de saber onde e
como obtê-lo", afirma Ely Francina Tannuri de Oliveira, 59, coordenadora do curso de biblioteconomia da Unesp de Marília.
O conhecimento de novas tecnologias também é importante na
carreira, já que, hoje, não é possível pensar em organizar informações sem falar em informatização.
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