São Paulo, domingo, 16 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SUA CARREIRA

Apresentação com histórico resumido é mais eficiente, dizem expoentes do setor de RH

Alto escalão prefere biografias a currículos

DA REPORTAGEM LOCAL

Eles conduzem empresas que, entre outras funções, ensinam a elaborar currículos da forma correta: dados pessoais no topo, redação clara, ano e instituição de ensino em que fez cada curso. Mas não seguem o modelo para dar referências sobre si mesmos.
Na hora de venderem seus "próprios peixes", os expoentes da área de recursos humanos deixam de lado o bê-á-bá dos históricos e investem em um formato mais ousado: biografias breves.
É com essa fórmula que especialistas como Luiz Carlos de Queirós Cabrera (sócio-diretor da Pannelli Motta Cabrera & Associados, empresa sócia do The Amrop Hever Group no Brasil), Patrícia Molino (diretora nacional de recursos humanos da KPMG) e Silvana Case (vice-presidente-executiva do Grupo Catho) se apresentam ao mercado.
Em um texto de tamanho reduzido -máximo de três páginas e mínimo de um parágrafo-, condensam informações geralmente contidas em itens como "qualificações", "formação acadêmica" e "histórico profissional". "A idéia é mostrar quem sou e a que vim", diz Cabrera. Livros publicados também são mencionados no documento.
É claro que o uso das minibiografias passa longe de ter como objetivo uma recolocação no mercado, por exemplo. Até porque procurar emprego já não faz mais parte da rotina desses gurus.
"Minha biografia é utilizada para que presidentes ou empresários conheçam mais da profissional que irá desenvolver trabalhos com a equipe de executivos da empresa. Nesse sentido, tem mais credibilidade que um currículo tradicional", explica Silvana Case.
Ela não inclui no documento dados como telefone, endereço ou e-mail. "[A biografia] sempre segue junto com uma carta. Essa sim contém os dados de contato", conta Case, que dá seu recado em três páginas com direito a uma fotografia digitalizada.
Já Patrícia Molino introduz sua experiência em apenas um parágrafo, mesmo formato usado por todos os profissionais da KPMG. "Contém as principais e mais relevantes informações sem excessivo detalhamento", comenta.
Quebrando as regras que recomendam não explorar aspectos pessoais nesse tipo de documento, Cabrera abre seu texto com seu nome seguido de "60 anos, casado, três filhos". "Ajuda a construir uma imagem mais real", justifica.


Texto Anterior: Qualificação e oportunidades
Edição 2004 do Passaporte IBM vai recrutar 200 estudantes

Próximo Texto: Panorâmica: Empresa tem 150 vagas para trainee nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.