S?o Paulo, domingo, 17 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ascensão requer foco em negócio e perfil generalista

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Conhecimento de negócios e perfil generalista. Esses devem ser os dois focos de profissionais de RH que querem ascender na área.
A gerente-geral de RH da Whirlpool, Úrsula Angeli, ressalta que o setor é multifuncional e, portanto, exige cada vez mais pessoas com visão geral da área.
Será preciso, conta ela, estruturar não apenas as tarefas rotineiras, como folha de pagamento, contratações e formulação de benefícios, mas também os programas de desenvolvimento, como "coaching" e treinamentos.
"O especialista tem seu lugar, mas, quando se fala de carreira, ele enfrenta uma limitação maior." Para ela, à medida que o profissional ascende, mais subsistemas, como desenvolvimento de pessoas, precisará dominar.
Em cargos de gerência ou de diretoria, por exemplo, a gerente-geral destaca que é fundamental conhecer aspectos como clima organizacional e gestão de conflitos. "Treinamentos ajudam bastante -existem MBAs específicos para essa área-, mas nada substitui a prática e a experiência", opina ela.
Para o diretor-geral do portal de empregos Trabalhando.com, Renato Grinberg, o nível de exigência vem aumentando. Agora, é preciso desenvolver competências ligadas aos negócios, com perfis de marketing e vendas.
Além disso, acrescenta Grinberg, curso superior já não é mais suficiente. MBA e fluência em idiomas estrangeiros são pré-requisitos.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.