São Paulo, domingo, 19 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Identificação do problema é primeiro passo

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Algumas empresas começam a mudar a visão sobre dependentes. É o caso da Basf, que começou a implantar ações de prevenção e de recuperação aos usuários de drogas neste ano.
A Embraer criou o Programa de Dependência Química em 1984. Ele foi desenvolvido com caráter estritamente preventivo, para proporcionar assistência aos empregados e a seus dependentes que apresentassem problemas com álcool e outras drogas.
A idéia resultou no Programa de Controle e Recuperação do Dependente Químico e, em 2000, foi implantado o exame toxicológico, em parceria com o laboratório Maxilab e com dois especialistas em toxicologia, Antony Wong e Ovandir Alves Silva, do Ibet (Instituto Brasileiro de Estudos Toxicológicos e Farmacológicos).
"Todos os dias, pelo menos 10 dos mais de 13.000 funcionários da Embraer passam pelo exame", diz Ana Mota, assistente social e uma das responsáveis pelo programa. "Detectada a dependência, o empregado é atendido de maneira sigilosa por cinco profissionais especializados", afirma Júlio Franco, diretor de RH.
Após a análise, o funcionário é encaminhado para o tratamento mais adequado. Em caso de internação, a Embraer participa com 90% do custo -o valor cai para 50% se houver reincidência. Foram investidos US$ 150 mil no programa, que já atendeu 188 pessoas -funcionários e familiares.
Na Basf, a implementação dos programas de prevenção e recuperação ao usuário de drogas e álcool está começando na fábrica de Guaratinguetá (a 176 km de São Paulo). Em outras unidades, existem iniciativas localizadas, como a realização de cursos e palestras para a orientação ao colaborador.

Selo
Empresas que tenham ações de prevenção podem receber o selo Empresa Livre de Drogas. Criado pela Corplus (www.corplus.com.br), especializada em elaborar soluções na área médica, é um tipo de certificação que atesta a iniciativa da firma de combater o problema da dependência química.


Texto Anterior: "Perdi muito tempo com álcool", diz ex-dependente
Próximo Texto: Qualificação e oportunidades - Trainee: Inscrições da Votorantim vão até quarta-feira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.