S?o Paulo, domingo, 19 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Documento sob medida pode facilitar contratação

Recomendação de especialistas é destacar valores similares aos da empresa

DE SÃO PAULO

Fazer um currículo padrão, seguindo as expectativas dos recrutadores, é um caminho. Mas o mais fácil.
Para ampliar as chances de contratação, especialistas ouvidos pela Folha recomendam adequar o documento com foco na vaga à qual está concorrendo e às características da empresa.
"Se você padroniza o currículo, esconde seus valores", afirma Sérgio Enabe, professor de administração de recursos humanos da Unip (Universidade Paulista).
A padronização também é vista com desconfiança por Maurício Nagy, gerente da Michael Page, empresa de recrutamento de executivos. "Padronizar é criar um chavão, um clichê, algo que virou tão previsível que acaba tirando valor do currículo."
Uma pesquisa na internet pode mostrar quais são os valores e as características prezadas pela empresa, como trabalho em equipe, foco em inovação ou mesmo envolvimento social. A partir daí, é possível destacar pontos comuns entre o perfil do candidato e o da corporação.

DIFERENÇA
Se o profissional está decidido a arriscar, pode abrir mão da estrutura em tópicos. Apesar de servir para organizar e comparar currículos de forma rápida, torna as informações menos interessantes, segundo Nagy.
"É mais cativante um currículo em que você apresente realizações e ações, valorizando uma escrita melhor, com cuidado para não parecer um contador de história", opina o executivo.
Até adjetivos têm espaço. Eles foram utilizados pela Right Management na elaboração do currículo da consultora atuarial Roberta Porcel, após ser demitida.
O documento, apontado como "bom" pela consultora Telma Guido, da Right Management, traz expressões como "sólida experiência". Segundo Porcel, foi uma forma de destacar qualificações.


Texto Anterior: Perfil virtual também é avaliado
Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.