São Paulo, domingo, 21 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

livros

Coleção aborda desafios da vida profissional em três momentos

ÓSCAR CURROS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Há diversos momentos da carreira em que o profissional pode sentir a necessidade de refletir sobre os seus objetivos -por exemplo, na transição da universidade para o mercado de trabalho, no momento de tentar obter uma promoção ou ao aderir ao trabalho de consultoria como pessoa jurídica.
Essas etapas são analisadas pela palestrante Leila Navarro nos três títulos da coleção "Sua Carreira/Seu Sucesso".
Em "O Que a Universidade Não Ensina e o Mercado Exige", Navarro questiona a eficácia da universidade na formação de seus estudantes.
Repleto de generalizações, o livro propõe um caminho para o autoconhecimento baseado em valores como adaptabilidade e inteligência interpessoal.
O título "Como Manter a Carreira em Ascensão" está estruturado em perguntas e visa ao autotreinamento. Para o profissional manter-se "em ascensão", a escritora considera necessário o exercício constante da reflexão e da criatividade.
O último dos volumes -"O Auto-Emprego É Sua Carta na Manga"- propõe uma alternativa flexível à saturação do mercado de trabalho, com cem idéias para o auto-emprego.
Na trilogia, predomina a clareza expositiva. A autora, fisioterapeuta com especialização em medicina comportamental, usa uma linguagem simples.
Verifica-se, porém, o uso excessivo de referências vagas, como as histórias não comprovadas de amigos que, "até onde soube", atingiram o sucesso.
Outro ponto fraco da coleção é a ausência de metodologia -como referências bibliográficas e notas de rodapé.


Sua Carreira/Seu Sucesso
LEILA NAVARRO
Editora:
Saraiva
Quanto: R$ 9,90 (96 págs.)
Avaliação:    


Texto Anterior: Para Angola: Em 2006, mte concedeu 380 autorizações a brasileiros
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.