São Paulo, domingo, 21 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

É DIA DE FEIRA

Trabalho em estande não é só "desfile de modelos"

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O aumento do número de feiras realizadas vem acompanhado de sua profissionalização. Assim, na hora do recrutamento, os selecionadores costumam valorizar o conhecimento que os candidatos têm sobre o setor do evento.
Isso vale especialmente para quem pretende trabalhar no atendimento aos clientes. São atividades que vão desde o credenciamento até o balcão de negócios.
"Priorizamos a contratação de estudantes do setor da feira para fazer recepção e atendimento", afirma Brena Baumle, sócia-gerente da Hannover Fairs do Brasil. "Se for um evento de máquinas, por exemplo, selecionamos estudantes de engenharia."
"Os que vão trabalhar com atendimento precisam, obrigatoriamente, entender um pouco do assunto em questão", completa Sâmia Hannouche, 38, gerente de comunicação da Francal.
Os profissionais do setor também ressaltam que quem está de olho em uma oportunidade em atendimento e recepção precisa cada vez mais investir no aprendizado de idiomas. "Profissionais que falem mais de uma língua são bastante procurados. Dependendo do setor da feira, só o inglês não é suficiente", diz Baumle.

Formação
No quadro fixo das empresas que promovem feiras, a informação -aliada à experiência em vendas, montagem, organização e administração dos eventos- costuma valer mais do que a formação acadêmica. Isso conta especialmente para quem trabalha na área comercial e é responsável por vender a feira aos clientes.
Mas os empregadores ponderam que, à medida que a área de feiras consolida sua profissionalização, seus funcionários tendem a procurar especializações, que vão de seminários a cursos de curta duração (veja no quadro). "Hoje há mais espaço dentro das empresas para gente especializada", comenta Luís Taliberti, da FIT.



Texto Anterior: Especialização e flexibilidade dão o tom na carreira
Próximo Texto: Qualificação e oportunidades - Trainees: Brasil Telecom vai receber inscrição a partir de agosto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.