São Paulo, domingo, 21 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

[+] profissional

"Há carência de arquitetos em urbanismo"

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Walter Makhohl, 65 anos de idade e 39 de experiência em arquitetura, já trabalhou com profissionais renomados, como Oscar Niemeyer. Ele critica o fato de cidades como São Paulo estarem sendo construídas sob a ótica do edifício. "Erguemos prédios, mas não se refez o desenho da cidade. Este é, portanto, um modelo que leva à saturação", diz.

 

FOLHA - Como está a demanda por arquitetos no país?
WALTER MAKHOHL
- Os profissionais que estão no mercado não são suficientes para suprir a demanda atual. Apesar de a demanda ser significativa no mercado do edifício, há uma carência enorme de arquitetos em urbanismo.

FOLHA - Que dicas o sr. dá a quem quer ser arquiteto?
MAKHOHL
- É preciso trabalhar durante a faculdade. Quem faz estágio entra com tranqüilidade no mercado. E, também, compensa ser autônomo. Abrir seu próprio escritório é um ótimo caminho.

Pergunta da vestibulanda

LETÍCIA CITRO - Qual é a etapa mais difícil na elaboração de um projeto criativo?
MAKHOHL
- O processo criativo não é propriamente em etapas. Tudo se resolve ao mesmo tempo, e uma solução interfere na outra. O processo criativo tem de responder à pergunta inicial, ou seja, deve entender rigorosamente a pergunta que está sendo feita pelo projeto: se é uma edificação de saúde, um edifício comercial ou instituição educacional.


Texto Anterior: Saiba mais
Próximo Texto: Administração: Agronegócio, telefonia e RH são áreas promissoras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.