UOL


São Paulo, domingo, 21 de dezembro de 2003

Próximo Texto | Índice

MIL VAGAS


SP 450

Congressos internacionais, feiras de negócios e turismo prometem abrir vagas

Temporários farão a festa nos 450 anos de São Paulo

Fernando Moraes/Folha Imagem
Mara Bispo de Souza pinta réplica do "Abaporu", de Tarsila do Amaral, em saída de ar de túnel em SP


SILVIA BASILIO RIBEIRO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os paulistanos serão duplamente beneficiados com os 450 anos da cidade. Além de gozar de rico calendário preparado para 2004, poderão faturar um emprego. A data promete mobilizar o setor de serviços e aquecer o mercado de trabalho. Contratações temporárias serão o carro-chefe.
Embora não arrisque estimativas, o secretário municipal do Trabalho, Marcio Pochmann, crê em aumento do nível de ocupação e de renda dos trabalhadores com as festividades, distribuídas ao longo do próximo ano.
O calendário de aniversário inclui eventos tradicionais, como Carnaval e Fórmula 1, 110 feiras de negócios que acontecem anualmente e centenas de projetos culturais. Veja a programação no site www.prefeitura.sp.gov.br.
"O calendário tradicional de São Paulo está sendo reforçado", diz Celso Marcondes, presidente do Anhembi e do Comitê Municipal São Paulo 450 anos, composto por 151 entidades e pelos governos estadual e municipal, que deliberam a programação.
Entre os destaques, estão o 3º Fórum Mundial da Educação (1º/4 a 4/4), a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (13/6 a 18/6) e o Fórum Cultural Mundial (26/6 a 4/7), com sede no Anhembi.
Para janeiro, a organização de shows está a pleno vapor e já ensaia contratações. Mão-de-obra operacional será a mais requisitada (veja texto na pág. 3).
As comemorações se estendem ainda a tradicionais bairros da cidade. Um bolo de 450 metros será o presente do bairro do Bixiga, e a Mooca planeja criar um festival de inverno em julho.
Além do espírito de festa, a cidade ganhará cara nova. A reforma do Mercado Municipal, o restauro da estação da Luz e a criação do Museu da Cidade são algumas das obras esperadas, que, ao todo, devem gerar mais de 45 mil postos, segundo prevê a Prefeitura de São Paulo (veja texto na pág. 4).
A sinergia contempla ainda projetos sociais. Após aulas de história da arte, Mara Bispo de Souza, 18, aprendeu na prática a pintar obras de artistas brasileiros em murais. "Todo mundo só quer pichar. Ninguém pensa em fazer um negócio legal para o bem da cidade", pondera ela, que recebe R$ 176 por mês para integrar projeto do Bolsa Trabalho vinculado aos 450 anos.
O turismo é outro segmento que pegará carona com os festejos. Operadoras e agências de turismo usarão os eventos para atrair visitantes.
O potencial de crescimento é vasto. Para Denise Battistini, diretora de turismo do Anhembi, a infra-estrutura de cultura e de lazer da capital será melhor aproveitada com a formatação de roteiros turísticos. O setor hoteleiro, por exemplo, já prepara pacotes com o tema "SP 450 anos a R$ 450".
Para tornar São Paulo ainda mais atrativa, associações varejistas e empresas de serviços planejam promover em janeiro um "festival de descontos".



Próximo Texto: Aniversário promete "dar samba"
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.