São Paulo, domingo, 23 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

estágios & trainees

Formato virtual torna possível trabalho remoto

MARIA CAROLINA NOMURA
DA REPORTAGEM LOCAL

Deslocar-se da faculdade para a empresa onde estagia não faz parte do dia-a-dia de Mirna Fernandes, 25. Até porque ela mora em Belo Horizonte, e a companhia fica em São Paulo.
A estudante faz estágio virtual na agência de publicidade Santa Clara. Os participantes desse programa recebem "jobs" pela internet e, por meio dela, são orientados por um mentor. "Um trabalho que fiz foi escolhido para um anúncio", comemora Fernandes.
Apesar de não ser remunerado, o formato atraiu pessoas de todo o Brasil, de acordo com o redator André Godoy.
Em outra agência de publicidade, a Olho Gráfico, o estágio virtual acontece por meio do site "Os Criativos" (www.oscria tivos.com.br). O estudante ganha uma atribuição e posta o resultado. "Uma banca examinadora avalia o trabalho e dá um feedback", conta Elisa Tendolini, diretora da agência.
Morador de Itapira, interior de São Paulo, o publicitário Tiago Pompeu, 29, está em primeiro lugar no ranking do site. Ele diz, contudo, que a competência ainda não lhe rendeu nenhum trabalho real na área.
Estudantes de medicina e médicos residentes interessados em urologia pediátrica também têm a chance de fazer um estágio virtual.
De acordo com Antonio Macedo Júnior, coordenador do Núcleo de Urologia Pediátrica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), é possível acompanhar cirurgias filmadas e discussões sobre urologia pediátrica via internet. "Basta cadastrar-se", diz.

Desvantagens
A idéia de trabalhar sem sair de casa pode parecer atrativa, mas estar isolado fisicamente da empresa tem suas desvantagens, segundo a consultora de carreira Sofia Esteves, presidente da consultoria DMRH.
"Os estagiários virtuais não têm a vivência do ambiente de trabalho e não interagem com outras pessoas, o que é muito importante para o crescimento profissional", afirma.


Texto Anterior: Criativos têm controle variado
Próximo Texto: Por que ler isso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.