|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Aposte em cursos e
mostre diferenciais
LAVÍNIA FÁVERO
free-lance para a Folha
Mesmo passando por uma faculdade prestigiada, o recém-formado pode encontrar um sério problema para tentar garantir um lugar no mercado: ter um
currículo até atraente, mas igual
ao de muitos outros candidatos,
sem nenhum diferencial.
"Um curso superior em uma
faculdade de primeira linha é só
o mínimo que exigimos", diz Stela Amaral, 40, gerente de desenvolvimento de pessoal, recrutamento e seleção da Merck Sharp
& Dohme (setor farmacêutico).
Conhecimentos de idiomas e
informática já são hoje exigências básicas de toda empresa. Por
isso, para se destacar na disputa,
o ideal é investir em aprimoramento. Ou seja, continuar estudando e fazendo cursos para "vitaminar" o currículo.
A partir dessa idéia, a Folha
ouviu especialistas em recursos
humanos, consultores, membros
da área acadêmica e profissionais para ajudar na escolha do tipo de curso que realmente chama a atenção dos empregadores.
Opções
Na área acadêmica, as opções
vão desde cursos rápidos de extensão até programas mais demorados, como doutorado, mestrado e MBA ("Master in Business Administration").
"Quando avaliamos os candidatos, buscamos quem nunca
pára de se aperfeiçoar", diz Solange Maranhão Mazza, 37, gerente de desenvolvimento organizacional da Panamco, uma das
fabricantes da Coca-Cola.
Ela própria tem investido em
seus diferenciais. Fez dois cursos
de especialização na Fundação
Getulio Vargas de São Paulo e
agora se prepara para um MBA
em recursos humanos na USP
(Universidade de São Paulo).
Segundo Ricardo de Almeida
Prado Xavier, 53, presidente da
Manager Consultoria, o mercado
hoje busca profissionais que sejam não só especializados, mas
que também possam atuar em
outras áreas na empresa.
Para Sandra Guedes, 45, diretora-presidente da Crossing,
empresa especializada em recolocação de executivos, vale mais
a pena investir em um curso longo, como mestrado ou MBA.
"Nesses cursos, o profissional
tem um retorno garantido no futuro e fica mais de acordo com os
padrões do mercado."
Texto Anterior: Concurso: Veja chances em palestra sobre liderança Próximo Texto: Estágio é 1º passo rumo à vaga Índice
|