São Paulo, Domingo, 23 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aposte em cursos e mostre diferenciais

LAVÍNIA FÁVERO
free-lance para a Folha

Mesmo passando por uma faculdade prestigiada, o recém-formado pode encontrar um sério problema para tentar garantir um lugar no mercado: ter um currículo até atraente, mas igual ao de muitos outros candidatos, sem nenhum diferencial.
"Um curso superior em uma faculdade de primeira linha é só o mínimo que exigimos", diz Stela Amaral, 40, gerente de desenvolvimento de pessoal, recrutamento e seleção da Merck Sharp & Dohme (setor farmacêutico).
Conhecimentos de idiomas e informática já são hoje exigências básicas de toda empresa. Por isso, para se destacar na disputa, o ideal é investir em aprimoramento. Ou seja, continuar estudando e fazendo cursos para "vitaminar" o currículo.
A partir dessa idéia, a Folha ouviu especialistas em recursos humanos, consultores, membros da área acadêmica e profissionais para ajudar na escolha do tipo de curso que realmente chama a atenção dos empregadores.

Opções
Na área acadêmica, as opções vão desde cursos rápidos de extensão até programas mais demorados, como doutorado, mestrado e MBA ("Master in Business Administration").
"Quando avaliamos os candidatos, buscamos quem nunca pára de se aperfeiçoar", diz Solange Maranhão Mazza, 37, gerente de desenvolvimento organizacional da Panamco, uma das fabricantes da Coca-Cola.
Ela própria tem investido em seus diferenciais. Fez dois cursos de especialização na Fundação Getulio Vargas de São Paulo e agora se prepara para um MBA em recursos humanos na USP (Universidade de São Paulo).
Segundo Ricardo de Almeida Prado Xavier, 53, presidente da Manager Consultoria, o mercado hoje busca profissionais que sejam não só especializados, mas que também possam atuar em outras áreas na empresa.
Para Sandra Guedes, 45, diretora-presidente da Crossing, empresa especializada em recolocação de executivos, vale mais a pena investir em um curso longo, como mestrado ou MBA.
"Nesses cursos, o profissional tem um retorno garantido no futuro e fica mais de acordo com os padrões do mercado."


Texto Anterior: Concurso: Veja chances em palestra sobre liderança
Próximo Texto: Estágio é 1º passo rumo à vaga
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.