São Paulo, Domingo, 23 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MBA recompensa dedicação às aulas

free-lance para a Folha

Para administradores e profissionais de marketing, a senha para incrementar o currículo tem três letras: MBA. A sigla nasceu nos EUA e significa "Master in Business Administration".
"Uma pós-graduação como essa conta muito porque dá ao profissional uma amplitude mental e uma visão mais global dos problemas", afirma Donaide Armani, gerente nacional de recursos humanos da Antarctica.
"O paradigma desses cursos é dar uma formação geral na área de administração de negócios", explica Wolfgan Schoeps, diretor da Business School São Paulo, que oferece cursos em conjunto com universidades do Canadá.
No Brasil, pululam as ofertas de cursos desse tipo nas universidades, muitas vezes voltados para áreas específicas, como recursos humanos, marketing e até saúde, contrariando o padrão tradicional norte-americano.
Segundo consultores e profissionais de RH, na hora de escolher o seu curso, é melhor dar preferência para as escolas que tenham algum tipo de intercâmbio com universidades estrangeiras para ter um diferencial.
E, se você já está decidido a cursar um MBA, prepare-se: o curso exige uma grande dedicação.
"Precisa ser muito disciplinado. Eu trabalho muito, saio correndo para a escola e chego exausto. Esse é um curso para quem quer se esforçar", conta o economista Mauro Penna, que desde janeiro cursa o MBA do Instituto Mauá de Tecnologia.
Ele decidiu voltar a estudar para "sair da vala comum". "A faculdade hoje está muito superficial, e eu sentia necessidade de ir mais fundo em alguns assuntos."

Finanças
No setor financeiro, não importa tanto a área em que você faz a sua pós-graduação: o essencial é escolher uma instituição de ensino de primeira linha.
"Hoje a atuação na área financeira está muito voltada para o relacionamento com os clientes. Por isso podemos contratar tanto formados em economia quanto em marketing", diz Anabela Oliveira, 30, supervisora de RH para seleção e treinamento do Banco Alfa de Investimento.
"Na hora da escolha, opte por cursos mais longos. São os que vão mais fundo e duram pelo menos um semestre", afirma.


Texto Anterior: Estágio é 1º passo rumo à vaga
Próximo Texto: Currículo "importado" é desafio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.