São Paulo, domingo, 25 de fevereiro de 2007 |
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
livros Professor usa casos fictícios para debater características da liderança COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
O método Harvard de estudo
de casos é referência para escolas de negócios do mundo todo.
Seu principal objetivo é preparar os estudantes para a liderança, levando situações de negócios reais para a sala de aula.
O ensaio "Questions of Character", da Harvard Business
School Press, no entanto, traz
importantes inovações metodológicas aos debates sobre liderança fugindo desse formato.
O autor, Joseph L. Badaracco
Jr., é professor da Universidade
Harvard, onde há dez anos ministra um MBA em que os estudantes não discutem casos
reais, mas obras de ficção.
Badaracco tem uma intenção
clara ao seguir esse caminho.
Não visa fazer crítica literária,
mas explorar o caráter dos líderes de um ponto de vista íntimo, já que a maioria das pessoas apenas tem contato distante e ocasional com eles.
O docente busca histórias
que permitam ao estudante
testar e questionar seu próprio
caráter, projetando seus valores e ações em personagens.
Uma das histórias mais interessantes é a de Okowonko, um
líder tribal que protagoniza um
dos mais conhecidos romances
africanos: "Things Fall Apart",
do nigeriano Chinua Achebe.
Na análise dessa história, Badaracco mostra como Okowonko se embasa mais em concepções tradicionais e inflexíveis
do que em reflexões abertas sobre seu próprio código moral.
Isso provoca um grande conflito quando o homem branco,
católico e bem armado introduz uma mudança radical nesse mundo, fragmentando-o.
Sua incapacidade de se adaptar às mudanças faz com que
ele se afaste de sua tribo. Ele
perde a liderança e transgride
uma das proibições mais latentes de seu povo: o suicídio.
Badaracco explora com grande atenção esse processo, focando detalhes como o jeito
com que o líder compartilha os
valores da sua comunidade e se
adapta a novas situações.
(OC)
Questions of Character (em tradução livre, Questões de Caráter) JOSEPH L. BADARACCO JR. Editora: Harvard Business School Press (não há edição em português; importado) Quanto: R$ 83,81 (352 páginas) Avaliação: Texto Anterior: Consultorias vêem ganho real em 2007 Próximo Texto: Biblioteca Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |