São Paulo, Domingo, 25 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EXECUTIVO
Empresas convocam "curingas" para projetos estratégicos
Emprego temporário atrai experientes

HELOISA RIBEIRO
free-lance para a Folha

Ele é um profissional experiente, geralmente com mais de 50 anos de idade e que realiza trabalhos por tempo limitado para empresas. Consultor? Não.
É um exemplo de uma atividade que se abre para executivos ou ex-executivos: a contratação temporária ("interim management").
Esse profissional tem sido chamado pelas empresas para gerenciar mudanças em curto prazo, melhorar a competitividade ou ocupar, mesmo que temporariamente, postos estratégicos.
A vantagem apontada nesse tipo de profissional é a visão externa que possui. Além disso, tem menor grau de envolvimento com modelos gerenciais anteriores e credibilidade para tomar decisões importantes na empresa.
Enquanto em um serviço de consultoria tradicional o poder de decisão continua com os dirigentes da empresa, o executivo temporário coloca-se na linha de frente para comandar, atuando, dentro da companhia, em períodos que vão de 3 meses a 2 anos.
Por isso tem de ter capacidade de adaptação a diferentes culturas empresariais (confira ao lado).
"É preciso perceber que existem talentos sendo desperdiçados no mercado porque ultrapassam os 50 anos", avalia Peter Seeling, dono da HPS -empresa atuante há dois anos no setor de "interim management" e que se uniu recentemente à Gelre, rede de agências de trabalho temporário.
A HPS já colocou até hoje no mercado 35 executivos temporários. É o caso de Nelson Simi, que se aposentou em 1997, depois de ter trabalhado mais de 20 anos na área financeira.
Nos últimos dias, tem atuado em uma empresa para tentar resolver problemas de atraso em sua contabilidade. "Já fiz outros trabalhos semelhantes no passado, e isso agrega valor na hora de analisar e criar novos modelos."

HPS: hps@amcham.com.br


Texto Anterior: Assumir "passo errado" facilita
Próximo Texto: Plano de saúde dá massagem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.