S?o Paulo, domingo, 28 de agosto de 2011

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Empresas dão cursos de liderança

Programas oferecidos internamente pelas companhias buscam formar seus futuros gestores

DE SÃO PAULO

Para não depender tanto do mercado ao buscar gestores, empresas flexibilizam as exigências para contratações de base e investem cada vez mais em programas internos de treinamento de lideranças.
"Elas precisam trabalhar o crescimento sustentável e eficiente desses profissionais -e isso é possível com programas de formação pensados para longo prazo", diz Carlos Eduardo Ribeiro Dias, sócio da consultoria Asap.
Para Renata Gimenez, 30, coordenadora de demandas da diretoria de estratégia e arquitetura da Cielo, o treinamento feito em 2010 permitiu conduzir melhor a equipe.
"A gente costuma gerir pela experiência e pela intuição, e a formação serviu para eu corrigir minha rota", conta. O curso, completa, também a auxiliou a conquistar o novo cargo gerencial que ocupará a partir de setembro.
O treinamento que Gimenez recebeu é parte do programa da empresa para enfrentar um "apagão" de gestores mais intenso. "Temos dificuldade de selecionar líderes [no mercado]", afirma Roberto Dumani, vice-presidente de desenvolvimento organizacional da credenciadora de cartão de crédito.
Desde 2009, quando foi lançado, o programa de formação de líderes da empresa treinou 60 profissionais.
Segundo Dumani, todos permanecem na Cielo em cargos de gestão. "Temos acertado mais que errado", avalia o executivo.

FOCO DUPLO
Identificar futuros sucessores também é parte do programa de gestão em negócios da Vale, criado neste ano. "Não encontramos líderes no mercado", diz Carla Gama, diretora de educação e gestão de talentos da empresa.
Frederico Mayerhofer, 37, gerente de usinas de pelotizações (processo de transformação de minério) em Minas Gerais, é um dos 31 gerentes que participam do programa.
A formação, diz, o ajuda a gerenciar melhor conflitos. "É um grande desafio não pensar apenas com viés técnico", afirma ele, que é engenheiro metalurgista e sempre atuou em áreas técnicas.
"O mercado precisa de gente que saiba influenciar gente", avalia Fausto Donini Alvarez, sócio da Kienbaum, que oferece programas de treinamento a empresas -o de liderança é o mais pedido.


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