S?o Paulo, domingo, 29 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chefe inacessível reduz possibilidade de conversa

Sem comunicação, há quem recorra a e-mail e recado deixado com colega

DE SÃO PAULO

Ainda que procurem seguir as boas práticas na hora de comunicar sua saída, há quem se depare com barreiras pouco convencionais.
Uma semana antes de assumir as novas funções em uma firma do ramo de construção civil, a secretária-executiva Adriana*, 34, soube que parte do combinado não seria cumprida.
O pagamento, por exemplo, sofreu redução de 20%. "Já comecei a trabalhar sem vontade nenhuma", diz.
Nos primeiros dias, percebeu que a empresa era desorganizada e que os sócios nunca eram encontrados para tratar dos assuntos do escritório. Decidiu buscar uma nova colocação.
Um mês depois, encontrou outro emprego. Só que não conseguia achar os chefes nem mesmo para comunicar a decisão de sair da empresa. "Tentei ligar várias vezes, sem sucesso", assinala.
Ela complementa que, nas vezes em que os encontrava no escritório, eles não estavam disponíveis para conversar. A alternativa foi mandar um e-mail, que, segundo ela, foi ignorado.
"Reenviei a mensagem perguntando se eles haviam recebido e a resposta foi que conversaríamos naquela noite. Eles nunca chegaram."

NO CARTÓRIO
O caso é parecido com o do orçamentista José Roberto Machado, 44. A empresa na qual trabalhava passava por um momento de crise e o gestor a quem ele respondia estava sempre em reunião. "Como eu não era contratado, deixei um recado com um colega", comenta.
Funcionários registrados no regime da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) encaram um cenário mais complexo, pois precisam ter baixa na carteira de trabalho.
Para casos em que houver dificuldade em encontrar os chefes, o advogado Demétrio Jorge, do escritório Bornholdt Advogados, orienta encaminhar a carta de demissão por meio de um cartório de títulos e documentos. Uma cópia pode ser mandada ao sindicato.
"A empresa pode afirmar que não recebeu o e-mail", pondera Jorge.


Texto Anterior: Folha.com
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.