S?o Paulo, domingo, 29 de agosto de 2010

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Muito trabalho e bastante dinheiro por poucos meses

DE SÃO PAULO

Rafael Jukoski, 38, está no mercado de computação gráfica há dez anos em Brasília. Em 2010 resolveu aceitar pela primeira vez um convite para trabalhar em campanha eleitoral, nos programas de TV de Joaquim Roriz, candidato ao governo do Distrito Federal.
Segundo Jukoski, a procura por computação gráfica nesse período do ano diminui de forma significativa para quem não trabalha com programas eleitorais.
O dinheiro é o ponto positivo. Ele dobrou seus lucros no período. Jukoski tem recebido de R$ 15 mil a R$ 20 mil por mês, mas afirma que isso não é muito se comparado ao que pagam em campanhas presidenciais.
O maior problema, diz Jukoski, é o excesso de trabalho. "Você trabalha dois meses em tempo integral. Precisa esquecer um pouco a família e a vida. Fico muito tempo preso a uma coisa só, por isso a "grana" é um pouco maior."

NA TV
Camila Lopes, 22, formou-se em jornalismo há um ano e não conseguiu emprego na área. Desde então dá aulas de inglês por R$ 200 ao mês.
Quando começaram as mobilizações para as eleições, Lopes foi chamada por um amigo para integrar a equipe de produção dos programas de TV dos candidatos do PSOL do Rio de Janeiro.
O trabalho começou em julho e dura até o final das eleições. "Vale a pena para conhecer. No momento que estava vivendo, valeu também pelo dinheiro", diz a jornalista, que não pretende trabalhar em outra eleição.
Marcelo Toledo, 35, é sócio do escritório de advocacia Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado, especializado em direito eleitoral. Às vésperas das eleições, o escritório efetivou um de seus estagiários e contratou outro.
Ele diz que a carga de trabalho aumenta muito durante o período eleitoral. "Temos trabalhado mais de 12 horas diárias, incluindo sábados, domingos e feriados, pois os prazos vencem também no domingo pela manhã e no domingo à noite. Não existem pessoas que se sujeitem a isso o ano inteiro."


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