S?o Paulo, domingo, 30 de janeiro de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Expulsão de servidores cresce 19%

Número de funcionários públicos federais demitidos aumenta em 2010

Alessandro Shinoda/Folhapress
O servidor Nadson Silva, que foi demitido e reintegrado

ADRIANA ABREU
DE SÃO PAULO

O número de demissões no serviço público federal cresceu 19% no ano passado. Foram demitidos 521 servidores estatutários -que têm estabilidade após três anos na função. Em 2009, foram 438, segundo dados da CGU (Controladoria-Geral da União).
Fraude, roubo, corrupção e abandono de cargo estão entre os motivos que podem levar ao afastamento.
Segundo Luiz Navarro, secretário-executivo da pasta, "o crescimento do número de punições reflete a preocupação que teve o governo em combater a impunidade".
O advogado especialista em direito do trabalho Aparecido Inácio explica que servidores podem ser demitidos sem ter sido advertidos anteriormente, dependendo da gravidade da infração.
O assistente técnico da Secretaria de Estado da Fazenda de São Paulo Nadson de Oliveira Silva, 63, foi demitido por outro motivo, após 12 anos de funcionalismo: era concursado, mas ocupava cargo comissionado.
Entrou com processo para reintegração, que teve fim em setembro de 2010. Voltou ao cargo. "Agora ninguém pode questionar [a decisão]."


Próximo Texto: Reintegração depende de provas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.