Índice geral Equilibrio
Equilibrio
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

"Ainda sinto desconforto, mas não quero deixar de correr"

Lucas Lima/Folhapress
O jornalista Ricardo Capriotti, que tem lesão crônica no pé, se alonga em parque de SP
O jornalista Ricardo Capriotti, que tem lesão crônica no pé, se alonga em parque de SP

DE SÃO PAULO

Já dura quase um ano a dor na planta do pé de Ricardo Capriotti, jornalista de 45 anos, corredor há 13.

Seu convívio com a fascite plantar começou em novembro do ano passado, com uma dor em forma de pontada na sola do pé, principalmente após treinos e provas.

Ricardo procurou um médico conhecido, que havia lhe dito que a terapia por ondas de choque apresentava bons resultados. "Eu já tinha usado esse tratamento para uma tendinite patelar [no joelho] e uma bursite trocantérica [na região do quadril]."

A primeira sessão de ondas de choque foi feita em dezembro do ano passado.

"Parei por seis semanas com os treinos e as corridas, fazia apenas bicicleta com a ponta dos pés, na academia. Retornei à consulta em janeiro, e a dor persistia. Passei por mais uma sessão de ondas de choque e mais seis semanas sem atividade física, apenas a bike. Voltei ao consultório e a dor continuava."

O médico resolveu, então, aplicar uma infiltração com corticoide. A dor sumiu imediatamente e a recomendação foi esperar 15 dias e retornar aos treinos gradativamente. "Foi o que fiz."

Aproximadamente dois meses após a infiltração, Ricardo sentiu uma fisgada muito forte na sola do pé.

"Tentei continuar correndo, mas a dor não permitiu. Abortei o treino e fui procurar um ortopedista especialista em pé." Após a ressonância magnética, o diagnóstico: rompimento da fáscia plantar.

O rompimento foi exatamente no local onde se costuma fazer a cirurgia em casos crônicos da doença e o prognóstico era positivo.

"Durante 40 dias passei por sessões de fisioterapia e acupuntura e então fui autorizado a retornar aos treinos."

Desde agosto, Ricardo corre três vezes por semana e faz exercícios para fortalecer o "core" (músculos que sustentam a bacia, a pélvis e a coluna lombar), a panturrilha e os pés, além de musculação e alongamento.

"Ainda sinto desconforto, especialmente quando acordo pela manhã e coloco o pé no chão, mas não quero parar. Cansei de ficar longos períodos inativo e depois sofrer no retorno."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.