São Paulo, quinta-feira, 11 de maio de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que guardar num armário ecológico


Eduardo Knapp/Folha Imagem
Top feito de vidro reciclado


Saia e top de vidro reciclado, blusa de palha de palmeira e bolsa feita com câmara de pneu são algumas sugestões

DA REPORTAGEM LOCAL

Para agir em defesa do meio ambiente, você precisa invadir floricultura que vende bromélias surrupiadas da Mata Atlântica? Não é o caso. Uma maneira eficaz de contribuir com a preservação da natureza é adotar dentro de casa um modo de vida ecológico.
Dá até para começar pelo armário. É o que propõe a inusitada exposição Vestir Ecológico - Usos e Tendências.
No quesito acessórios, há propostas de bolsas de câmera de pneu e sapato e bolsas de couro vegetal. Os modelos de roupas femininas variam entre o conjunto de top e saia de vidro reciclado e uma blusa confeccionada com palha de palmeira do tipo buriti e fios de PET (ou polietileno tereftalato, plástico usado nas garrafas de refrigerante).
Para a noiva politicamente correta, vestido "bordado" com chapinhas de lata. Já os homens foram brindados com uma colorida gravata feita de lata e um terno de papel reciclado. Além dos trajes inusitados, há várias roupas confeccionadas com fibras naturais, como algodão orgânico e palha de arroz.
As peças foram criadas por diferentes artistas e reunidas pelo Idhea (Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica), ONG paulistana que funciona como um centro de pesquisa e informações de tecnologias sustentáveis. Nenhuma das peças expostas estará à venda. "Queremos apenas mostrar que já existe um mercado de produtos e serviços ecológicos e que o consumidor contribui com o meio ambiente ao optar por eles", explica Márcio Araújo, 37, coordenador-geral do Idhea.
Depois da moda, o tema da próxima exposição é a casa ecológica, que acontece na 1ª Mostra de Ecologia Urbana Market Place - Habitação Sustentável, em São Paulo.
Das paredes à mobília, a casa só utiliza materiais biodegradáveis ou extraídos da natureza com baixo impacto ambiental. Mas a grande novidade é o sistema de energia solar que funciona interligado à rede pública. Com isso, na falta de sol, o morador tem à disposição o fornecimento tradicional. Desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina, esse sistema é inédito no Brasil.
O Idhea promove cursos e palestras sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida nas grandes cidades. "Explicamos que é possível assumir uma postura ecológica por inteiro porque há soluções viáveis nas mais diversas áreas, da moradia à alimentação", diz Araújo. (BETE HOPE)


Idhea: tel. 0/xx/11/3277-4704;
e-mail: ecos@ecosnet.com.br

Exposições
Vestir Ecológico: 6/5 a 13/5, na loja Nature Market (r. Augusta, 2.624, Cerqueira César)

1ª Mostra de Ecologia Urbana Market Place - Habitação Sustentável: 5/6 a 5/7, no shopping Market Place (av. Chucri Zaidan, 902, Brooklin)





Texto Anterior: Firme/forte: Dicionário da malhação nas academias
Próximo Texto: Outras idéias - Domenico de Masi: O paraíso e o inferno aqui na Terra
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.