UOL


São Paulo, quinta-feira, 01 de maio de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

Oito ou 80?

Caio Esteves/Folha Imagem
Empanturrar-se de bolo de uma vez engorda menos que comer uma fatia todo dia? Tanto faz. O que importa não é só quanto você come, mas quanto gasta. A relação entre consumo e gasto de calorias deve ser equilibrada. Se a ingestão for maior, ganha-se peso. E a chance de isso ocorrer quando se come muito, de uma vez, é maior, diz o endocrinologista Carlos Lerário.


Estímulos de dor

Reuters/Folha Imagem
Uma dor na região da cabeça, seja no ouvido ou no dente, tende a ser pior do que em outra parte do corpo. É que essa área possui mais terminações nervosas relacionadas à sensibilidade. "Na cabeça, há mais caminhos para o estímulo de dor chegar ao cérebro. A dor não é mais intensa, apenas é recebida por mais terminações nervosas", diz a otorrino Estelita Betti.


O "barato" da pimenta

Alicia Wagner Calzada/AP
Comer pimenta pode deixar a pessoa "saidinha", mais alegre e desinibida. Segundo o clínico-geral Alexandre Feldman, "o ardor da pimenta cria um estado alterado de consciência por alguns minutos". Não se sabe ao certo a razão. Especula-se que esteja relacionada a liberação de substâncias produzidas pelo cérebro que atuam em áreas ligadas a comportamento.


Texto Anterior: modos: O que mais te dá trabalho?
Próximo Texto: pergunte aqui
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.