UOL


São Paulo, quinta-feira, 01 de maio de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seteira medieval e torre blindada

Paisagem agressiva
Vegetação fechada e plantas com espinhos para esconder a casa e espantar indesejáveis.

Porta-gaiola
Nos presídios, ela separa a área administrativa da carceragem. Nos edifícios, o pedestre ou o motorista fica "preso" por alguns minutos entre as duas grades para identificação.

Sacadas estratégicas
Seguranças são colocados em guaritas sob as sacadas do apartamento, fotografando o vai-e-vem na rua.

Salas de segurança
Nos edifícios novos, as guaritas são substituídas por salas de segurança: o porteiro fica dentro do prédio, longe do portão. O visitante entra em uma porta-gaiola, é anunciado e filmado, enquanto o morador, do apartamento, identifica a visita para autorizar a entrada.

Seteiras
Na Idade Média, era o local onde os arqueiros se escondiam para disparar suas setas e flechas. Hoje vigias armados ficam atrás dessas frestas de grandes residências.

Torre de vigia
As guaritas de rua foram incorporadas à estrutura das casas. Muitas ficam suspensas sobre o muro, têm vidro blindado, câmeras acopladas e vigia durante 24 h diante de monitores diversos.


Texto Anterior: De lança a sensor infravermelho
Próximo Texto: Segurança é requisito na escolha do imóvel
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.