São Paulo, quinta-feira, 01 de junho de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Proteína não-animal

"Quero eliminar a proteína animal da minha alimentação. Que alimentos devo ingerir para fazer a substituição e em que quantidade?"
Sônia Regina Gonçalves, Ribeirão Preto, SP

Para descartar a proteína animal sem prejudicar a saúde, você vai ter de tirar as proteínas de fontes vegetais, como cereais integrais (trigo, aveia), lentilha, feijão, milho, amendoim, ervilha, soja e todos seus derivados (como leite ou carne de soja). A quantidade depende da idade e das necessidades da pessoa em função da atividade física que pratica, do estado fisiológico (se é ou não gestante, por exemplo). "Para um adulto normal, homem ou mulher, a quantidade recomendada é de 1 g por quilo de peso por dia", diz a nutricionista da Faculdade de Saúde Pública da USP Mônica Elias Jorge.

Barriga dura, mas grande

"Ouvi dizer que homens barrigudos que começam a fazer muita musculação ficam com o abdômen duro, mas grande do mesmo jeito. Isso é verdade?"
Wander Alves, 47, Curitiba, PR

O leitor tem razão. Se fizer musculação de baixa intensidade e sem dieta, ele sentirá o músculo do abdômen ficar duro, mas a camada de gordura não vai desaparecer. Exercícios abdominais não diminuem a gordura. Eles fortalecem a camada profunda do abdômen, dando aparência durinha à barriga. Mas não provocam mudança nenhuma no volume abdominal. "O ideal é fazer dieta de redução calórica junto com musculação. Só assim será possível perder volume e endurecer a barriga ao mesmo tempo", diz Almeris Armiliatto, diretor da Bio Ritmo Academia.

Mania de estalar os dedos

"É verdade que o hábito de estalar os dedos faz com que eles fiquem grossos? Também gosto de estalar as costas e o pescoço. Há contra-indicações?"
Ella Pyres, 36, São Paulo, SP

Estalar os dedos não tem inconveniente nenhum nem engrossa os dedos, desde que não haja exagero. Mas cuidado com o excesso. "Qualquer movimento repetido à exaustão pode lesionar o corpo, inclusive estalar os dedos", adverte o ortopedista especializado em traumatologia Guglielmo Mistrorigo. Estalar o pescoço e as costas também não tem contra-indicação. "A quiropraxia, por exemplo, usa métodos de tratamento em que é necessário estalar membros do corpo. Desde que a pessoa goste de fazer isso e não sinta dor quando faz isso, não há por que proibir o hábito", diz Mistrorigo.



Texto Anterior: Quem diria
Próximo Texto: Poucas e boas: Analgésico demais pode até matar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.