São Paulo, quinta-feira, 01 de junho de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pergunte aqui

FALAR DORMINDO
"Tenho uma filha de dois anos e cinco meses que, às vezes, conversa durante o sono. Por umas três ou quatro vezes a encontrei sentada na cama conversando. Isso é normal para uma criança dessa idade?"

GIOVANE FERREIRA DE CARVALHO (Jataí/GO)

Segundo a neurologista Rosana Cardoso Alves, assistente do serviço de neurologia infantil do Hospital das Clínicas de São Paulo e presidente do comitê multidisciplinar de sono da Associação Paulista de Medicina, o sonilóquio -hábito de falar durante o sono- é muito freqüente em crianças e não representa riscos. "É mais comum quando elas enfrentam situações de estresse, febre ou sono agitado. Quase sempre tais sintomas passam com o tempo, sendo bem menos freqüentes nos adultos." O fato de a criança às vezes se sentar na cama faz com que o episódio seja confundido com o sonambulismo ou o terror noturno, diz a médica. "Mas, no sonambulismo, o indivíduo perambula pela casa, podendo realizar outras atividades motoras mais complexas. No terror noturno, a criança grita, em geral assustando a família", esclarece.

CAFÉ SOLÚVEL
"Meu pai tem 90 anos, saúde perfeita, lucidez e pressão de jovem. De uns tempos para cá, só quer tomar café solúvel. Gostaria de saber se o café solúvel perde as boas propriedades e se é prejudicial à saúde."

BEATRIZ TEZOTO DA SILVA (Sorocaba/SP)

De acordo com o médico Darcy Lima, professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e autor de vários estudos sobre a bebida, ainda há poucas pesquisas sobre o café solúvel. "Ele parece possuir as mesmas propriedades saudáveis do café torrado e moído, mas perde os milhares de compostos voláteis que são responsáveis pelo aroma e sabor. Mais estudos são necessários para confirmar seus benefícios para a saúde humana."
A nutricionista Teresa Helena Macedo Costa, professora da UnB (Universidade de Brasília) que fez um levantamento de mais de 200 pesquisas sobre as propriedades da bebida, explica que, para se tornar solúvel, o café passa por um processo chamado liofilização. "Não fica idêntico ao café filtrado, mas substâncias como a cafeína e os ácidos clorogênicos e as propriedades funcionais básicas são mantidas", afirma.


Texto Anterior: Outras idéias - Wilson Jacob Filho : Envelhecer com saúde
Próximo Texto: Ingrediente: Aspargo é caro e nutritivo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.