São Paulo, quinta-feira, 01 de agosto de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

Crescer não dói
Apesar do nome, a chamada dor do crescimento, que pode afetar crianças de cinco a 11 anos, não é provocada pelo processo de desenvolvimento físico. "Essa dor é normal, é um indício de que há fadiga nos membros inferiores devido a atividades físicas acima do limite", explica o ortopedista Joaquim Grava, do hospital São Luiz, em São Paulo.

Bocejo desperta
Se você estiver com sono, mas precisa se manter acordado, não reprima o bocejo! Segundo o neurologista Luciano Ribeiro Pinto, da Unifesp, há estudos que indicam que o ato de bocejar é um dos mecanismos disparados pelo cérebro para estimular o estado de vigília: a inspiração profunda durante o bocejo aumenta a oxigenação do sangue, espantando o sono.

Mais glândulas no rosto
A concentração de glândulas explica uma questão que chateia adolescentes e até adultos: por que as espinhas, cuja origem está relacionada ao excesso de sebo, aparecem mais no rosto que no corpo? Simples: no rosto, há cerca de 900 glândulas sebáceas por centímetro quadrado de pele; no corpo, esse número cai para cem, afirma a dermatologista Patricia Rittes.



Texto Anterior: Modos: Qual foi sua maior loucura de consumo?
Próximo Texto: Pergunte aqui
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.