UOL


São Paulo, quinta-feira, 03 de abril de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Ciência na cozinha

No Nordeste, a cartola é uma sobremesa tradicional, feita com banana frita na manteiga e coberta com queijo de coalho derretido e canela. Em alguns Estados, é acompanhada por uma bola de sorvete de creme. Em São Paulo, o chef Darcio Santos recriou esse prato, inspirado pelo conceito de "desconstrução culinária" do cultuado chef espanhol Ferran Adriá. "A desconstrução trabalha com as propriedades químicas e físicas dos ingredientes para apresentar os pratos de uma forma diferenciada", explica Santos. Graças a essa alquimia, a sobremesa ganhou consistência parecida com a de uma sopa. A finalização é feita também com queijo de coalho, só que ralado.

Cartola

Calorias (por porção): 328,6; carboidratos: 50,8 g; proteínas: 9,3 g; lipídeos: 9,8 g

Ingredientes (para quatro porções)
2 bananas-da-terra maduras, cortadas em rodelas; 1 xícara (chá) de vinho branco; 1 xícara (chá) de água; 1 colher (sopa) de gengibre bem picado; 4 colheres (sopa) de açúcar; 100 g de queijo de coalho ralado; 2 colheres (sopa) de canela em pó e sorvete de creme a gosto.

Modo de fazer
Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo até dourar. Em seguida, adicione a água e o vinho. Misture bem e deixe ferver. Apague o fogo e acrescente o gengibre. Divida essa calda em quatro taças individuais. Coloque as rodelas de banana em cada uma das taças e acrescente o sorvete de creme e o queijo de coalho ralado. Finalize polvilhando canela a gosto e sirva em seguida. Receita do chef Darcio Santos, do Atelier de Gastronomia.


Texto Anterior: Reconhecimento é o principal prêmio
Próximo Texto: s.o.s família - rosely sayão: Contrariar faz parte do processo de educar
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.