São Paulo, quinta-feira, 03 de abril de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Compare - Em casa

Pedras apropriadas e técnica certa garantem faca afiada por mais tempo

Uma das coisas mais irritantes ao cozinhar é se deparar com uma faca sem corte. Além de dificultar o trabalho, oferece riscos, já que o cozinheiro precisa fazer força para cortar os alimentos e pode soltar o utensílio e se ferir. "Ele se acostuma com a faca sem corte, muitas vezes usa amão como apoio. Se pegar uma afiada, pode se machucar", explica Milton Hoffmann, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cutelaria.
Para saber se a faca de aço inoxidável precisa de afiação, Hoffmann dá uma dica: "Segure o cabo com dois dedos e veja se consegue cortar a pele de um tomate". Se sim, a faca está boa. Se não, é preciso recorrer a pedras disponíveis para esse fim.
Existem pedras que são feitas com pó de diamante e têm três graus de abrasividade, disponíveis em importadoras. Deve-se passar a partemetálica no sentido horizontal, da direita para a esquerda e vice-versa. Primeiramente, passe na parte mais grossa, siga para amédia e dê o acabamento com a fina. O segredo é tentar manter sempre amesma angulação entre o objeto e a pedra. "Há também a pedra mineral, menos eficiente, mas uma boa alternativa", diz Hoffmann.
Para manter o corte por mais tempo, prefir a tábuas mais macias, como as de madeira e as de plástico. Usar pedras ou vidro como suporte faz com que se cegue a faca mais facilmente.
A chaira, muito empregada pelos açougueiros, mantém o fio da faca alinhado e também pode ser usada em casa.

Texto Anterior: Dicas
Próximo Texto: Na prateleira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.