São Paulo, quinta-feira, 03 de maio de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Respiração abdominal para melhorar a vida

Ela age no sistema parassimpático, causando bem-estar, e atua no diafragma, relaxando a coluna, entre outros benefícios

KARINA KLINGER - DA REPORTAGEM LOCAL

Geralmente a respiração passa desapercebida no corre-corre diário. Na maioria das vezes, as pessoas confiam no aparelho respiratório como um sistema autônomo e esquecem que há maneiras de otimizar os movimentos de inspiração e expiração, oxigenando melhor o corpo. Ou seja, suspirar ou respirar profundamente e conscientemente algumas vezes por dia faz bem. Por isso não estranhe se, na academia, o professor orientar você a praticar respiração abdominal.
Na respiração abdominal, os pulmões se enchem de ar e "batem" no diafragma (músculo que reveste a parte inferior dos pulmões). "Esse movimento faz com que os músculos das costelas sejam trabalhados (eles dilatam), provocando uma sensação de relaxamento na região da coluna. Quando o músculo do diafragma fica tenso, a pessoa costuma sentir dores lombares", explica o pneumologista Ciro Kirchenchtejn, da Unifesp.
Considerada a respiração mais completa porque preenche completamente os pulmões de ar, a técnica é usada há milênios na ioga. Ao inspirar, deve-se projetar o abdome para fora e reter o ar por alguns segundos. Ao expirar, o processo é inverso: o abdome é contraído, e a coluna permanece ereta.
Segundo Mauro Guiselini, professor de educação física do UniFMU Centro Universitário (SP), a respiração abdominal ou diafragmática deve ser utilizada durante exercícios mais suaves, como os de alongamento ou os posturais. "Não existe um bom treino sem uma respiração bem assistida. Em movimentos de contração, o certo é inspirar. Já em movimentos de relaxamento, o ideal é expirar", explica.
O especialista afirma que essa respiração sincronizada facilita o trabalho muscular e ajuda a pessoa a realizar o exercício de forma mais harmoniosa. "Dificilmente alguém sai ofegante da aula de ginástica se souber controlar a respiração."
O personal trainer Wagner da Rocha, especializado em técnicas de respiração, recomenda os exercícios de respiração abdominal no começo e no fim do dia. "Essa técnica tira a tensão dos ombros."
De acordo com o médico José Roberto Leite, coordenador do Setor de Medicina Comportamental da Unifesp, a respiração abdominal interage com o sistema nervoso parassimpático, que atua na conservação da energia do corpo e nas respostas envolvidas nos períodos de repouso e relaxamento. É esse mecanismo que explica a sensação de bem-estar.
Para completar, ficar atento à respiração ajuda também a ganhar consciência do próprio corpo. Na concepção do coreógrafo e terapeuta corporal Ivaldo Bertazzo, as pessoas precisam aprender a liberar a respiração para entender e perceber os movimentos do corpo.




Texto Anterior: Pergunte aqui
Próximo Texto: Deficiente ganha intérprete em faculdade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.